O SUCESSO DAS WEBSÉRIES LGBTQ NACIONAIS
A internet se tornou uma grande aliada para as produções independentes, que através de plataformas como o YouTube, são exibidas de graça. É uma espécie de vitrine online para atores, diretores, roteiristas, figurinistas e produtores em geral mostrarem seus trabalhos.
Ao apostarem em um público carente de conteúdo e representatividade, três webséries LGTBQ ganham repercussão e milhares de visualizações a cada dia.
"Romeu & Romeu": é a versão adaptada da clássica história de amor “Romeu e Julieta”, que segue os padrõesoriginais do romance, mas se passa nos dias atuais. Além da causa LGBT, a websérie também trata de um assunto pouco discutido atualmente que é o Parkinson precoce.
"Todo tempo do Mundo": é o spin off do filme “Eu te amo Renato”, ou seja, é uma continuação do filme independente que ultrapassa a marca de 1 milhão e 500 mil visualizações.
"Entre Amigos": Mostra o dilema de um garoto que tem namorada, mas que mantém um caso secreto com o melhor amigo. A série aborda as dificuldades de se assumir gay em uma família tradicional brasileira.
Essas três webséries possuem três pontos em comum: são séries com episódios de curta-duração, são produções independentes e foram indicadas para o "Rio Web Fest" (Festival Internacional de Webséries do Rio de Janeiro).
“Optamos por um canal de séries para que houvesse mais uma alternativa além das novelas da televisão onde pouco podemos ver papeis gays com relevância”, afirma Lucas Younes, diretor de “Entre Amigos” e do canal “GTV – VIVA A DIVERSIDADE” do YouTube.
Ao perceberem que o público LGBTQ necessitava de mais representatividade na internet, de obras nacionais direcionadas e protagonizadas por eles, essas produtoras e canais investiram nesse filão e deu certo.
“Investir em uma websérie LGBTQ foi uma consequência do próprio propósito do canalArtweb, que era conversar com esse público O projeto era muito bonito e tinha uma mensagem muito importante e isso foi o gatilho para a produtora Mistura de Artes, de onde veio a equipe de produção, produzir a obra com muito carinho”, conta Arthur Chermont, ator e roteirista que viveu um dos protagonistas da série “Romeu & Romeu”.
DESAFIOS POR AMOR A ARTE
"A série não teve dinheiro de nenhum investidor, somente de toda a equipe que trabalhou no amor, e claro, na esperança de que este trabalho renda frutos profissionais e monetários", revela Fabiano Cafure, diretor e roteirista de "Todo Tempo Do Mundo".
“Romeu & Romeu”, “Todo Tempo Do Mundo” e “Entre Amigos” não receberam qualquer tipo de patrocínio. A equipe técnica e o elenco pagaram do próprio bolso os custos gerais de alimentação, transporte, material para arte. Todos abriram mão do cachê e foram completamente voluntários.
“Um dos principais desafios foi escrever uma história com a qual o público se identificasse, com discursos de empoderamento e aceitação tanto de públicos LGBT e portadores da doença de Parkinson, e adaptar uma obra mundialmente conhecida sobre um novo víeis. Tivemos dezenas de locações, 30 atores no elenco, câmeras de cinema, drones e a vontade de fazer algo com cara de produção profissional, alinhar a equipe inteira (mais de 40 pessoas), foram muitos desafios que tivemos”, conclui Arthur Chermont, ator e roteirista de “Romeu & Romeu”.
REPERCUSSÃO E FESTIVAL
“Romeu & Romeu” foi lançada no dia 22 de Julho de 2016 no canal ArtWeb pelo YouTube, e acumula 1 milhão e 300 mil visualizações nos seus dez episódios.
“Ultrapassamos 1 milhão de views, e a reação do público veio de forma muito intensa e muito rápida. Também há uma diferença abismal entre os likes e dislikes. Esperávamos que a série fizesse sucesso, mas o retorno foi bem acima do esperado”, revela Arthur Chermont.
A websérie que é a releitura de um clássico de Shakespeare e que trata de Parkinson venceu em 3 categorias no “Rio Web Fest” como “Melhor série de Diversidade”, “Melhor Elenco (Drama)” e “Melhor ator (Drama) para Arthur Chermont.Além das outras 3 indicações que ganhou no festival de 2016: “Melhor Direção”, “Melhor direção de arte” e “Melhor série de drama”.
Lançada no dia 19 de Janeiro de 2017, “Entre Amigos” marcou a estreia do canal “GTV – Viva a diversidade”, e tem mais de 1 milhão e 200 mil visualizações nos seus cinco episódios exibidos no YouTube.
“Estamos muito felizes com a marca e a repercussão que a série alcançou", conta o diretor Lucas Younes.
A websérie ganhou três indicações no “Rio Web Fest”: “Melhor roteiro (Drama),“Melhor atriz (Drama) e “Melhor série Nacional”.
“Todo tempo do Mundo” estreou no dia 5 de Janeiro de 2017 no canal “O Cubo” e acumula mais de 150 mil visualizações nos 4 episódios disponibilizados no YouTube.
"Os números de visualizações são crescentes. É importante dizer que engajamento é mais interessante para nós do que altos números sem interatividade", afirma Fabiano Cafure, diretor da série e um dos fundadores do canal “O cubo” do Youtube.
A temporada completa com os 12 episódios da Websérie está disponível Ondemand pela Vmeo, mas é paga. Essa iniciativa da produtora não obteve o mesmo êxito que a de exibir os 4 episódios gratuitamente.
“O brasileiro está acostumado com tudo gratuito. Todos os episódios oferecidos gratuitamente são um sucesso de visualização, mas não bate o mesmo número a temporada completa Ondemand que custa R$9,50. Esperamos de qualquer forma e como sempre fizemos, ser pioneiros nessa quebra de paradigma cultural para que o mercado LGBTQ e demais mercados independentes possam crescer, ter voz e oferecer propostas novas e ousadas como a nossa”, declara Fabiano Cafure, o diretor da série “Todo Tempo Do Mundo”.
A série que é a continuação do filme “Eu te amo Renato”, venceu em três categorias do “Rio Web Fest”: “Melhor direção (Drama)”, “Melhor série (Drama)” e “Melhor Série Nacional”. E teve 9 indicações no mesmo festival: “Melhor roteiro (Drama)”, “Melhor Atriz (Drama) para Dadá Maia”- “Melhor ator (Drama) para Felippe Vaz” – “Melhor Elenco (Drama)”- “Melhor Fotografia” – “Melhor Figurino” –“ Melhor Direção de Arte” – “Melhor Trilha Sonora” – “Melhor Produção”.
VEJA COMO OS TRÊS PRODUTORES AVALIAM O CENÁRIO ATUAL DE WEBSÉRIES LGBTQ NACIONAIS:
Arthur Chermont - É um cenário bem rico para tais produções, na internet não há restrições para esse tipo de conteúdo como há nas grandes emissores do nosso país, hoje temos muitos personagens gays retratados em produções internacionais, mas na nossa dramaturgia nos mantemos em personagens que são versões higienizadas de nossas realidades, creio que os produtores com baixo (ou sem nenhum) orçamento viram na internet um terreno fértil para suas produções serem vistas e há suficiente público para consumo como os views não deixam mentir. Só o que falta são investidores que tornem esse terreno um espaço de trabalho formal.
Lucas Younes – As webséries estão em um grande crescimento, com vários coletivos criando e entrando nesse meio. É uma aposta muito forte para novos trabalhos bem sucedidos.
Fabiano Cafure - A produção de novas webséries está crescente. Tem boas e ruins, mas o importante é a tentativa e erro. Nem todas terão sucesso, mas todas merecem atenção.
NOVIDADES PARA O PÚBLICO LGBTQ
A equipe de “Romeu & Romeu” tem se reunido para discutir a segunda temporada da série e outros projetos, desvinculados do canal Artweb, que deve ser exibida em outro canal.
“Entre Amigos” pode ganhar uma nova temporada, e a sinopse está sendo avaliada pela direção do canal "GTV- VIVA A DIVERSIDADE". Os produtores da série trabalham em uma nova trama com estreia ainda em 2017.
"Todo Tempo Do Mundo" pode ter até 5 temporadas, mas só serão produzidas se houver um patrocínio.
*Colaborou Emmanuelle Lessa
João, ótimo post. Não encontrei seu e-mail no blog pra entrar em contato.
ResponderExcluirObrigado, querido!
ResponderExcluirguimanatv@gmail.com
Assistir todos, parabéns aos diretores, escritores, atores...enfim! Sucesso! Vamos dar um basta ao preconceito.
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