CADÊ OS PROTAGONISTAS NEGROS EM NOSSAS NOVELAS?
Entra novela e sai novela e a maioria dos personagens destinados a atores negros são empregadas domésticas, escravos, motoristas, porteiros, faxineiros. É difícil ter um negro rico, fazendeiro, juiz que dirá um mocinho ou mocinha, vilã ou vilão.
Quando se fala em atores negros os primeiros nomes lembrados são o de Taís Araújo e Lázaro Ramos. Taís fez a primeira mocinha negra da TV brasileira com "Xica da Silva", e também foi a primeira mocinha negra da Globo com a Preta de "Da cor do pecado". Já Lázaro fez inúmeros papéis na Globo e um dos mais marcantes é o Foguinho de "Cobras e Lagartos". Os dois interpretam os papéis principais da série "Mister Brau", que chegou a ser mencionada no jornal britânico "The Guardian" por abordar o racismo. Eles são um dos poucos negros que tem grande destaque na TV no Brasil.
A participação negra na dramaturgia nacional é restrita e carregada de preconceito: 75% dos papeis destinados a atores negros no país são para personagens em posição de subserviência, dado retirado do documentário A Negação do Brasil, de Joel Zito Araújo.
A atriz Gabriela Moreyra fará a primeira protagonista negra da Record em "Escrava Mãe", produção que abrirá um novo horário de teledramaturgia ás 19:31 a partir do dia 31. E é no papel de uma escrava que Gabriela experimentará o protagonismo.
Imagina se Cris Viana fosse a protagonista da próxima novela das oito, alguém tem dúvida de que ela iria arrebentar? E se Douglas Tavares fosse o próximo galã da novela das sete? E se Sheron Menezes fosse a grande vilã?
Nos EUA a representatividade negra é muito maior, vide as séries de grande sucesso e repercussão como "EMPIRE", "HOW TO GET AWAY WITH MURDER" e "SCANDAL". Nelas Terrence Howard (Empire), Taraji P. Henson (Empire), Jussie Smollet (Empire), Viola Davis (HTFGAWM), Aja Naomi King (HTFGAWM), Alfie Enoch (HTFGAWM), Kerry Washington (Scandal) dão verdadeiros shows de atuação.
Uma pesquisa conduzida pela professora de antropologia da USP Lilian Schwartz, apurou que 96% dos brasileiros disseram não acreditar que exista racismo no país, mas 99% afirmam conhecer alguém que seja racista.
Falta mais representatividade e sobra racismo. Faltam mais atores negros abrilhantando a nossa TV!
Comentários
Postar um comentário